Ensinando a ser Eshet Chail
- Cida Rezende
- 15 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

É nesta idade, da pré-adolescência, que você que é mãe de menina, deve ensiná-la e treiná-la para ser Eshet Chail, mulher virtuosa. Nessa fase, onde se aproxima o Bat Mitzvá, em que ela se tornará uma filha do mandamento, é bem propícia para essa conversa tão importante.
Lembre-se sempre, que sua menina, é sonhadora, tem conflitos e problemas, que muitas vezes, nós adultos não enxergamos como problemas. Essa conversa irá fazê-la sentir-se mais madura, mais valorizada por você e principalmente mais amiga. Você deve dizer-lhe que já é hora de ser uma jovem virtuosa, e explicar a ela como é ser Eshet Chail, desde já. Você poderá ler com ela Mishlê 31:10 e vários outros versículos que falam dessa mulher, ensinando a sabedoria a ela. Ensinando-a principalmente, como se deve buscar essa sabedoria com O Eterno, nosso D’us, em seus momentos de tefilot espontâneas. São muitas as situações em que sua menina poderá aplicar essa sabedoria. Em casa, nas tarefas diárias, que são inúmeras, pedindo sua ajuda, e ensinando receitas, pratos da rotina de uma casa, na preparação da casa para o Shabat, pedir sua opinião quanto às refeições e sobremesas especiais para este dia, no preparo da Chalá, no cuidado de seu quarto, de suas roupas, de seu material escolar, de sua própria aparência, com seus pais, no que diz respeito à mitzvá de honrá-los, se comportando como uma jovem virtuosa, nas reações ao ouvir uma repreensão, com o próximo, na escola, em sua sinagoga, com seus irmãos, em casa, tratando-os com sabedoria e respeito. E ainda, para se preparar, para quando encontrar sua alma gêmea, um judeu, que procurará, certamente uma Eshet Chail. Ela precisará estar pronta!!!
Com certeza, isso irá encorajá-la, ainda mais, a este aprendizado, e você ficará feliz em ver sua menina colocando em prática o que tem ensinado a ela. Isso será prazeroso para as duas. Passarão momentos juntas, onde o Eterno usará você para falar a ela.
Que estas palavras possam ser encaixadas em seu ser, de maneira a ajudá-la na educação de sua menina. Shalom shalom!!!
Comments