Chinuch e Música
- Flávia Miranda
- 21 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

Usaremos esse espaço da música Divina como “a fala da alma” e quem sabe assim, caminhar rumo à decifração desse magnífico presente de conexão com o Todo-Poderoso, HaKadosh Baruch Hu! B’ezrat HaShem possamos alcançar a excelência permitida, numa educação estritamente judaica em nossos lares. Que o Santo, Bendito Seja Ele, nos permita caminhar!
TEHILIM E LÁGRIMAS
Rav Brisker afirmava que a chave do sucesso em Chinuch (educação) é com “Tehilim e Treren” (salmos e lágrimas), ou seja, o sinônimo de nossas tefilot (orações). Rav Brisker declarava também que: Tehilim e lágrimas só repousam sobre um alicerce de amor.
Ribono Shel Olam (O Senhor dos mundos) inculcou em cada homem e em cada mulher a capacidade inerente de criar e educar seus filhos corretamente. As respostas específicas estão implantadas em nossos próprios corações e mentes. Para tanto é necessário que o pai e a mãe tenham uma base sólida em valores da Toráh e sejam envolvidos no processo contínuo de educar a si mesmos, trabalhando duro para melhorar e superar suas falhas de caráter e desenvolver suas melhores virtudes.
Se os pais são bem sucedidos, não é por serem sábios ou extremamente estudiosos, mas porque Ribono Shel Olam lhes deu a chave do sucesso. Em contrapartida, se os pais falharam, não é porque não leram a quantidade de livros suficientes para tornarem-se espertos na arte da educação, mas porque Ele retirou deles a dádiva do sucesso.
É muito importante que as crianças saibam que seus pais rezam por elas, que sempre que surge um problema a primeira coisa que fazem é tirar um Tehilim e derramar seus corações e suas lágrimas diante de HaShem; isso causa uma tremenda impressão sobre elas. Tefiláh é o fundamento da chinuch e tudo começa com tehilim e lágrimas.
Comments