A Santidade do Shabat
- Bárbara Magalhães Machado
- 25 de mai. de 2015
- 1 min de leitura

Disseram nossos sábios: “Sheculá Shabat kenêgued col mitsvot Hatorá”- o Shabat equivale a todas as outras mitsvot da Torá.
O Shabat é considerado lev hamitsvot – o coração das mitsvot. Assim como o coração é um órgão vital no corpo humano, assim o cumprimento do Shabat é importante e vital no contexto das mitsvot.
Ainda disseram nossos sábios (Talmud Shabat 118b): “Ilmalê meshamerin Yisrael shetê Shabatot kehilchatan miyad nig’alim’’ – Tivessem os judeus cumprido dois Shabatot conforme a lei, seriam imediatamente redimidos.
O Shabat é uma mitsvá de fundamental importância na educação de nossos filhos e na transmissão dos valores judaicos. Um lar onde a família se reúne em volta da mesa do Shabat, onde pais e filhos têm ao menos uma vez por semana um contato mais íntimo, fortalece-se e enriquece-se espiritualmente. Frequentando a sinagoga e vivenciando um shabat autêntico, os pais estarão, certamente, protegendo seu lar e seus filhos de influências não desejadas, garantindo assim a continuidade de nosso povo e de nossas tradições milenares. Texto retirado do Livro Shomer Shabat.
Como mães, devemos nos preocupar em tornar os Shabatot especiais para nossos filhos, e uma prática comum é ter guloseimas especiais para o Shabat, para que desta maneira elaS passem a associar a doçura e o prazer com o Shabat.
Devemos também nos certificar que nossos filhos não terão acesso à assuntos seculares, seja qual for o veículo; portanto, devemos fornecer leitura adequada e material de aprendizagem que tornem esse dia emocionante e inesquecível.
O mais importante, é que as crianças devem aprender a amar e honrar o shabat com a melhor de suas capacidades.
Comments