top of page

O milagre ocorrido pela água através do poço de Mirian, envolveu também a Música!

  • Flávia Miranda
  • 11 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

o_poco_de_desejo_poster-r1d1702188d294154aa33217335c60d89_aiqn1_8byvr_324.jpg

O Midrash nos conta que sempre que o povo judeu se preparava para acampar, os doze líderes das tribos ficavam em pé e cantavam um louvor a Kadosh Baruch Hu. Isso fazia com que a água da rocha jorrasse, formando regatos que chegavam em todo o acampamento.

A água do Poço de Miriam fazia com que grama e árvores crescessem às margens do rio. As árvores davam frutos deliciosos, que tinham o sabor do Mundo Vindouro. O povo judeu experimentava o bem e a excelência do Mundo Vindouro na água e nas plantas produzidas pelo Poço de Miriam e por isso, cantaram um cântico por esse maravilhoso poço.

Assim que Miriam faleceu, HaShem fez com que o Poço de Miriam desaparecesse temporariamente, para que o povo percebesse que seu poço de água fora fornecido pelo mérito de Miriam, que era uma tsadeket (justa) de extrema bondade, que possuía o atributo de chessed (chessed: bondade).

Como podemos relacionar o poço de Mírian com as mulheres dos dias de hoje? Cada ramo deste mundo, tem sua raiz espiritual. “O poço de Miriam” é um estado espiritual em que “qualidades espirituais” são categorizadas.

O poço pode ser visualizado como o leite materno de uma mulher que se destina a amamentar num gesto de doação.

“O poço de Miriam” separava os Cohanim, Levitas e Israel conforme a sua capacidade de doar. Os córregos se ramificaram em riachos que separaram as partes das tribos e supriam todo o acampamento. Dessa forma, podemos ver que, louvor a HaShem, doação e Mundo Vindouro estão absolutamente correlacionados. Cantar um louvor por gratidão é gerar água, “leite materno”, uma das formas mais sublimes de doação e, doar-se é, experimentar o sabor do Mundo Vindouro!

Se buscamos ser um meio de inspiração Divina no Chinuch de nossos filhos e alunos, devemos ensiná-los a serem gratos pelas ordens Divinas presentes na Torah, para que possam assim, experimentar da “água” que nutrirá sua Neshamah (literalmente “respiração” a alma superior). Pessoas “bem alimentadas” possuem gestos de doação e experimentam o sabor do Mundo Vindouro mesmo ainda em Assiah (mundo da ação), este mundo em que vivemos.

 
 
 

Comments


  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page

Av. Genaro de Carvalho, 468, Recreio - Rio de Janeiro

Tel: 21- 2490-2427

 

bottom of page