Um aspecto importante na mitsvá que envolve respeito aos pais
- Silvana Sobocinski de Andrade
- 25 de jun. de 2015
- 1 min de leitura

O nosso amor por nossos filhos é que nos inspira a rezar por eles. Antes mesmo de treinarmos nossos filhos, eles devem sentir nosso amor infinito e incondicional. Se o foco principal do nosso Chinuch for através do medo e intimidação, há o perigo de que, D´us nos livre, a criança se quebre psicologicamente. Uma abordagem assim só vai promover distorções na personalidade e no caráter da criança.
Um dos princípios de vida que nossos Sábios nos ensinaram aparece no Talmud (Guitin 6b) que diz: “A pessoa nunca deve introduzir intimidação em sua casa. Intimidação é uma base ineficiente para um relacionamento saudável. Ela só pode levar ao desastre, de uma forma ou outra. O Talmud fala em relação ao relacionamento entre marido e mulher, mas a frase “em sua casa” claramente engloba todas as relações familiares.
Intimidação excessiva somente condicionará a criança a um comportamento inapropriado. Acabará extraindo e manifestando o pior dela. Quando a criança vive com medo de seus pais, quando se sente insegura, temerosa e constantemente na defensiva, quando a sua principal preocupação é proteger-se da punição, ela irá mentir, roubar, profanar o Shabat, etc. Ela fará tudo e qualquer coisa que for preciso fazer para proteger sua segurança. (Fonte: Com os Corações Cheios de Amor - Rabino Mattisyahu Salomon)
Por essa razão precisamos ter a visão correta de como estimular nossos filhos a desenvolverem o respeito a nós pais e a mantermos um relacionamento equilibrado e saudável com eles.
Comentarios