Desbloqueio espiritual
- Ismara S Claret
- 12 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

Do ponto de vista da educação no judaísmo ninguém pode ensinar alguma coisa nova. Entretanto um professor transmite informações de uma maneira que faz com que o aluno entre em contato com o que já sabe e redescubra sozinho. Assim se dá a cadeia de transmissão de conhecimento de pai para filho.
Quando numa família, os pais percebem que devem tornar suas vidas mais religiosas e aperfeiçoando de forma mais rigorosa suas práticas nos padrões estabelecidos pelo Eterno, vivendo de acordo com suas percepções, e experiências que brotam do conhecimento da sabedoria da Torá, então também devem transmitir essa vivência aos seus filhos levando-os também a viver mais intensamente esses conceitos.
Nossos sábios orientam a ensinar desde cedo as crianças a estudarem as letras hebraicas. É costume no judaísmo partir de 3 anos de idade, as crianças serem incentivadas a conhecer o alef bet, deste modo sendo iniciados ao conhecimento. Falando em termos de desenvolvimento, com ênfase no fortalecimento moral de caráter da criança, três anos de idade é um tempo chave de transição, para o menino judeu é marcado com o início do uso de tsitsit e kipá.
Após três anos de idade, a criança agora começa a saborear os doces frutos da "Árvore da Vida." Será quando um universo inteiro de conhecimento passará a fazer parte de seu dia a dia, em cada conhecimento de uma nova letra hebraica aprendida, um vaso, (um kli) é comparado, trazendo em si Luz Divina.
Também se ensina à criança o versículo: "A Torá nos foi ordenada através de Moshê, uma herança para todo o povo judeu" (Devarim 33:4).
Estas são as primeiras palavras que se deve ensinar a falar, pois isso expressa um relacionamento único e pessoal com a Torá.
O estudo de Torá é a maneira básica de desligar o bloqueio espiritual, e remover as barreiras que impedem a pessoa de enxergar a verdade.
Em todos os lares onde a espiritualidade está sendo buscada, há tempo de se começar o ensino, as mães sempre são a fonte de inspiração para seus filhos, elas que trarão para perto da criança todos esses conceitos de aprendizado, começando com três anos ou mais, isso não importa, crianças são surpreendentemente interessadas em aprender. Estão sempre prontas a absorver algo novo e nós mães, de estarmos prontas e dedicadas em oferecer o melhor para tornar livre o caminho espiritual de nossos filhos.



Comentários