Desrespeito, o que fazer?
- Bárbara Machado
- 15 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

" A criança tem que ser ensinada a ter respeito por seus pais. Isso também faz parte das midót (características), como todas as mitsvot bein adam lechaveiro, relacionamentos com outras pessoas. Aqui, novamente, é muito mais fácil para uma criança pequena aprender a respeitar os pais do que uma criança mais velha que já tenha se acostumado a uma relação mais informal com eles. Mas mais uma vez, o condicionamento e o treinamento devem ser feitos com uma persuasão gentil, amor e até mesmo com balas e chocolates se for necessário; deve ser uma experiência agradável para a criança. Ensine-a o que é certo. Faça com que ela queira fazer isso por conta própria. Isto é chinuch. Se a criança é forçada em seus anos mais jovens, ela só vai aguardar até ficar mais velha e for forte o suficiente para fugir. Forçar prejudica a criança. É a melhor maneira de produzir uma criança que não quer ouvir seus pais. Isto não é chinuch." Extraído do livro "Com os corações cheios de amor."
Há crianças que possuem uma personalidade muito forte, e desde muito pequenas, já demonstram caracteríscas, não muito boas. Tendo como base o texto acima, pode-se fazer uma pergunta: O que fazer se uma criança, desrespeita os pais mesmo sendo muito jovem?
O Rabino Mattisyahu Salomom ensina o seguinte:
" Se uma criança está sendo desrespeitosa, este comportamento não pode ser permitido passar sem uma resposta firme dos pais, mesmo quando a criança é bem jovem. Às vezes, uma criança de três anos de idade faz uma observação astuta, mas desrespeitosa, e os pais riem e se divertem, pensando que ela está sendo engraçadinha e inteligente. Mas eles não percebem que estão cometendo um grave equívoco. Se permitirem a criança expressar-se desta maneira, falar com respeito nunca se tornará sua forma natural de relacionar-se com seus pais."
Precisamos estar atentos, as atitudes de nossos filhos e além disso buscar orientação divina, é essencial para o sucesso da educação de nossas crianças, para que possamos agir no momento apropriado e da maneira correta para que possamos ajudar nossos filhos a construirem boas midot.



Comentários